segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Resenha #3 A Menina Que Tinha Dons - M. R. Carey

Livro: A Menina Que Tinha Dons
Autor (a): M. R. Carey
Editora: Rocco - Fabrica 231
Ano: 2014

Nota: 4/5

Sinopse: Conta a história de Melanie, uma menina superdotada que faz parte de um grupo de crianças portadoras de um vírus que se espalhou pela Terra e que são a única esperança de reverter os efeitos dessa terrível praga sobre a humanidade. Uma comovente história sobre amor, perda e companheirismo encenada num futuro distópico.




Em um mundo pós-apocalipitico, onde um vírus ou fungo parasita ‘Ophiocorducerps Unilateralis’ dizimou boa parte da população, alguns pequenos grupos tentam fazer de tudo para sobreviver e encontrar a cura para os famintos. Num desses grupos vive Melanie, uma criança muito esperta e inteligente, mas que não entende muito bem em que mundo vive, pois ela mora em uma base militar e sempre é escoltada para todos os lugares amarrada a uma cadeira de rodas.

“Melanie que significa “a menina escura” (...) agora ela tem 10 anos e a pele de uma princesa de contos de fadas; uma pele branca como a neve. Então ela sabe que, quando crescer, será bela, terá príncipes atropelando-se para subir em sua torre e resgatá-la.” Pag. 7

Melanie vive na base com outras crianças, lá elas vivem em celas, onde não tem muita coisa apenas um cama, um cadeira e uma mesa, as paredes são cinzas. Melanie sonha com o dia em que ira sair e poderá ver como são as coisa fora da cela e da base e longe do Sargento Parks, pois ela sabe que ele não gosta dela. E os outros professores são muitos sérios e frios com todos.
A única pessoa que Melanie gosta é a Srta. Justineau, pois ela é legal e gosta de todos os alunos principalmente da Melanie. A Srta. Justineau conta histórias com finais felizes e fala de como é a vida fora da base.

“O melhor dia da semana é quando a Srta. Justineau dá aula. Nem sempre é mesmo dia e em algumas semanas ela nem aparece, mas sempre que é empurrada na cadeira para a sala de aula e vê a Srta. Justineau ali, Melanie sente uma onda de pura felicidade, como se seu coração voasse dela para o céu.” pag. 15

Em um dia a rotina de Melanie muda, ela não gosta de mudanças isso a deixa insegura e com medo, ela não é levada para sala de aula, mas sim para o laboratório da Dr. Caldwell, Melanie sabe que todas as crianças que vão para o laboratório não voltam. Mas antes que Melanie e a Dr. Caldwell, se encontrarem, acontecimentos fora da base impedira o derradeiro encontro.  
A base esta sendo atacada por lixeiro - grupo de pessoas que vivem sem proteção contra os famintos, mas ano estão infectados pelo fungo. Eles invadem e destroem a base, matando muitos pelo caminho, nisso o Sargento Parks e o soldado Gallagher tentam proteger a Dr. Caldwell e fugir dali o mais depressa possível. 
Melanie conseguiu escapar do laboratório e se ver cercada pelos famintos, sem saber o que fazer e sem entende porque eles não a atacam, mas quando vê que a Srta. Justineau, esta sendo atacada, faz de tudo pra defender e protege-la.

“Ela luta com um animal selvagem e o animal é ela.” Pag. 111

Melanie e Justineau conseguiram fugir da base e se juntam ao grupo do Sargento e da Dr. Caldwell. Eles partem para o mais longe que conseguirem, não tem um plano ainda, mas sabem que precisam ira para longe e rápido.
Nessa fuga eles passam por muitos problemas e confusões. Melanie poderá pela primeira vez ver o mundo como esta e entender que as coisas estão ruins e podem ficar ainda piores, pois os famintos estão por todos os lados e o Sargento Parks não tem muita certeza do que fazer e para onde levar o grupo.
Nessa caminhada em busca de cura pela Dr. Cladwell, abrigo e proteção pelo Sargento Parks e de esperança de Melanie e Justineau, eles terão de passar por muitas coisas entre perigos e fugas Melanie ira entender o que ela é e qual a sua importância para a Dr. Caldwell, ela também ira saber como o mundo ficou tão ruim, como o fungo ‘Ophiocorducerps Unilateralis’ dizendo boa parte da população.
Melanie conseguiu o que queria, saiu da base e esta com a Srta. Justineau, como ela sempre sonhou, mas nem tudo é tão fácil e simples como nos sonhos, pois ela terá que enfrentar muitas coisas a ate mesma para conseguir ajudar aqueles que gosta do mundo e ate dela mesma.
Não só Melanie terá que enfrentar o mundo e segredos que ela nem sabia que guardava, todos tem segredos, passado que querem esquecer e pouca esperança de futuro, mesmo assim não desistiram de lutar, pois acreditam que poderão ter um mundo melhor.

Elas serão as próximas pessoas. Aquelas que vão fazer tudo ficar bem novamente.” Pag. 378

O livro é muito bom, não sou muito fã desse estilo de história, mas gostei. Carey conseguiu prender bem minha atenção, com uma ótima escrita intercalando a história com os diferentes personagens.  

Uma coisa que não gostei muito foi o final, pois deixou com diversas perguntas, será que talvez tivesse uma continuação, poderia responder algumas das perguntas que deixou cm o final, mas mesmo assim recomendo o livro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
Comentários ofensivos serão deletados.