quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Resenha #14 Feita de Fumaça e Ossos (vol.1) - Laini Taylor


Livro: Feita de Fumaça e Ossos (vol.1)
Autor (a): Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Ano: 2012

Nota: 5/5

Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. 

“Era uma vez um anjo e um demônio que se apaixonaram. A história não acabou bem.” Pag. 7

Karou, uma jovem comum     que estuda arte no Liceu de Arte em Praga, o comum em Karou esta no fato de ser jovem e adora viver a vida, pois ela tem os cabelos num lindo tom de azuis e excêntricas tatuagens nas palmas das mãos. Além de ter sido criada por quimeras, detalhe que ninguém sabe.
Essas quimeras que a criaram eram sua família, ela os amava muito. Quimeras são seres mitológicos meio homem/mulher e meio fera, mas pra Karou são família, Brimstone, Isa, Twiga, Yasri e Zuzane sua melhor amiga.
Karou dividia seus dias entre as aulas de arte e seu trabalho na loja de Brimstone, ela viajava por vários lugares ao qual Brimstone a mandava em busca de dentes, sim dentes! Com eles Brimstone fazia diferentes colares, pra isso usava dentes de todos os tipos, o que ela não sabia era a finalidade desses colares.

“Onde quer que ficasse, a loja era um caixote sem janelas lotado de prateleiras que mais parecia um quarto de despejo da fada dos dentes – isso, é claro, se a fada negociasse com todas as espécies. Presas de víboras, caninos, molares sulcados de elefantes, enormes incisivos alaranjados de roedores exóticos e selvagens – estavam todos armazenados em recipientes e armários de boticários, amarrados em guirlandas que pendiam de ganchos, ou guardados em centenas de potes que podiam ser chacoalhados como maracas.” pag. 40

Um dia marcas de mão preta surge em diferentes portas pelo mundo e do nada essas portas pegam fogo. Pode não parecer nada, mas essas portas eram portais que podem levar a todos os lugares do mundo e ate a outro mundo, o mundo das quimeras.
O responsável por essas marcas que deu fim aos portais é Akiva, um anjo guerreiro, sua missão era acabar com todos os portais assim impedindo que os quimeras pudessem sair, e no caso de Karou entrar e encontrar sua família.
Akiva faz parte de uma legião de anjos, Sentinelas. Eles travam uma longa batalha contra os quimeras, monstros meio homem/mulher meio fera, essa batalha é mais antiga do que a vida de Akiva.

“Você já se perguntou se os monstros fazem a guerra ou se as guerras é que fazem os monstros?” pag. 117

No meio dessa confusão Karou conhece Akiva, logo de cara algo desperta em ambos, principalmente em Akiva, mas ele não sabe o que é. As coisas entre eles não vai ser fácil, pois foi por culpa de Akiva que Karou esta longe de sua família e esse encontro desperta nela uma curiosidade sobre ela, pois ela sempre se sentiu diferente e não sabia o que nem por que.
Karou descobre que esta no meio de uma Guerra entre os quimeras e os anjos, guerra essa que é tão antiga que nem se sabe bem como e porque ela começou, ela tenta entender por meio de Akiva, um dos guerreiros anjo.

“Ele não era humano. Não era nem do seu mundo. Era um soldado com uma contagem de mortes nas mãos, e era inimigo de sua família. E, ainda assim, alguma coisa os ligava, mais forte do que tudo isso, algo com o poder de conduzir seu sangue e respiração como uma sinfonia, de forma que qualquer coisa que ela fizesse para lugar contra isso parecia em desacordo, uma desarmonia com seu eu.” Pag. 217

Karou tem muito a tender, principalmente o que ela tem haver com os quimeras e com essa Guerra entre anjos e quimeras. Ela onde conseguir suas respostas, com Akiva. Mas será que ela vai gosta do que ira descobri, será que ela vai entender sua importância nessa guerra.  E o mais importante o que o passado tem a revelar sobre ela e Akiva, por que ela sente que ela e Akiva já tiveram uma historia e que foi muito importante para ambos.

“Era uma vez, antes dos quimeras e dos serafins, um sol e duas luas. O sol era noivo de Nitid, a irmã brilhante, mas era a discreta Ellai, sempre se escondendo atrás da irmã destemida, que despertava seu desejo. Ele tramou para surpreendê-la enquanto se banhava no mar, e a possuiu. Ellai lutou, mas ele era o sol e achava que devia ter o que quisesse. Ellai o apunhalou e fugiu, e o sangue do sol voou como centelhas para a terra, onde se tornaram serafins - filhos bastardos de fogo. E, como seu pai, acreditavam que estava em seu direito querer, tomar e ter. Quanto a Ellai, ela contou à irmão o que tinha acontecido, e Nitid chorou, e suas lágrimas caíram na terra e se tornaram quimeras, filhos do pesar.” pag. 341

Sabe aquele ditado “nunca julgue um livro pela capa”, bom esse eu julguei, pois compre ele pela capa, pois assim que a vi me apaixonei e depois de ler a sinopse quis ainda mais esse livro. E não me arrependi em nada, o livro é lindo e a historia é linda.
A autora conseguiu me prender a historia do começo ao fim, e essa mistura que ela fez de anjos e quimeras é fantástica. Não só a historia é ótima como os personagens também são, mesmo os secundários, ela deu personalidade própria cada um deles e deu voz também, pois eles também contam um pouco da história desse livro.
A história não termina aqui, isso é ótimo! No próximo livro poderemos conhecer mais sobre Karou e Akiva e sobre o mundo dos quimeras  e dos anjos e sobre essa guerra entre eles.


“Era uma vez um anjo que, caído, morria no nevoeiro. E um demônio se ajoelhou ao lado dele e sorriu.” pag. 247






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
Comentários ofensivos serão deletados.