sexta-feira, 22 de julho de 2016

Resenha #39 Ladrão de Sonhos - Maggie Stiefvater

Livro: A Saga dos Corvos – Ladrão de Sonhos vol. 2
Autor (a): Maggie Stiefvater
Editora: Verus Editora
Ano: 2014

Nota: 4/5

Sinopse: Ao lado de Blue, os garotos corvos — o privilegiado Gansey, o torturado Adam, o espectral Noah e o sombrio e perigoso Ronan — continuam sua busca pelo lendário Rei Galês Glendower. Mas suas explorações enfrentam um duro contratempo conforme segredos, sonhos e pesadelos começam a enfraquecer a linha ley — um canal invisível de energia que conecta lugares sagrados e que pode levá-los até o rei. Será por isso que a floresta mística de Cabeswater sumiu inexplicavelmente? Quem é o misterioso Homem Cinzento e por que ele está procurando o Greywaren, uma relíquia que permite tirar objetos de sonhos? E o que isso tem a ver com o indecifrável Ronan? Conforme Blue e os garotos corvos procuram respostas a essas e outras questões, o perigo que os envolve se torna cada vez mais real, e será preciso apostar todas as fichas nessa aventura enigmática.

ALERTA, esta Resenha contem SPOILER sobre o primeiro livro “A Saga dos Corvos – Os Garotos Corvos vol. 1”.

A Linha Ley foi despertada. Blue, Gansey e seus amigos conseguiram proteger Cabeswater e continuam em busca do Rei Galês, mas antes de retornarem essa busca terão outros problemas pra resolver.
Depois de despertada a Linha Ley eles acharem que as coisas iriam melhora, mas não, um novo inimigo esta a espreita deles e a Linha Ley esta falhando. Além de tudo isso tem Ronan, que revelou aos seus amigos uma habilidade bem peculiar, que os deixou surpresos e intrigados.

“Ronan Lynch, guardião de segredos, lutador de homens, diabo de garoto, havia contado a todos que conseguia tirar objetos dos sonhos. Exemplo A: Motosserra.” Pag. 16 (Motosserra o corvo do Ronan)

Já para Blue as coisas estão melhores, pois pela primeira vez ela se sente bem, esta feliz, pois têm amigos com os quais se sente a vontade, sente que pertence a algum lugar, diferente de como se sente em casa com sua família, onde ela é a única não mediu.

“Blue estava um pouco apaixonada por todos eles. Pela magia deles. Pela busca deles. Pela voracidade e pela estranheza deles. Seus garotos corvos.” Pag. 18

Enquanto os garotos e Blue tentavam lidar com a novidade de Ronan, ele tem que lidar com o irmão mais novo e com uma visita inesperada, de alguém em busca do Greywaren.
Por outro lado as coisas entre Blue e Adam, estão estranhas, pois com já sabemos, Blue ira matar seu verdadeiro amor com um beijo, assim ela evita beijar Adam, temendo as consequências. Mas Adam também esta diferente desde os acontecimentos em Cabeswater. Não apenas Blue notou isso, Gansey também já havia notado as mudanças em Adam.
À noite em que tudo mudou, deixou o grupo mais unido, mas também diferentes cada um tem que lidar com as consequências de terem despertado a Linha Ley. Voltar a Cabeswater deixa todos apreensivos, pois será que alguma coisa mudou por lá e com eles?! Mas voltar é um problema, pois mesmo seguindo as coordenadas, não encontram mais o caminha para Cabeswater.
Eles sentem que tem algo diferente, sentem que a Linha Ley recém despertada não é a mesma de antes, e com isso a Floresta de Cabeswater  também sobre as consequências.

“Eles subiram a colina.
O campo parecia não ter fim. A relva cerrada deu lugar a um terreno alagadiço onde um dia provavelmente houvera um regato, e então continuou por mais acres de relva. Centenas de acres de campo.
Não havia árvores.
(...)
A floresta se foi.” Pag. 119 e 120

Cabeswater sumiu, e o grupo não sabe o que fazer para reencontrar a floresta e pra piorar Noah também esta sumindo, pois a Linha Ley de onde ambos retiravam energias esta enfraquecendo. Enquanto isso Ronan tem que lidar com as suas habilidades, que nem sempre é o que parece, pois retirar objetos dos sonhos pode ser algo perigoso, pois nem tudo que sai dos sonhos é algo bom.
Isso faz com que Ronan se pergunte sobre seu passado e sobre a morte de sue pai, e as habilidades de Ladrões de Sonhos que ambos têm, mas Ronan se questiona sobre o que seu pai criou e trouxe dos sonhos para a realidade, a fazenda, as coisas matérias ... a sua mãe que vive reclusa na fazenda.

“Eu sou uma criatura de sonhos? Eu saberia se fosse?” Pag. 244

Cada um tem que lidar com os seus próprios dilemas e problemas, mas todos querem saber o que esta acontecendo com Cabeswater, e trazê-la de volta. Mas não é só com isso que eles têm que se preocupar, pois o inimigo esta mais próximo que imaginam.
O que mais esta sofrendo com o sumiço de Cabeswater, é Adam que desde a noite em que despertaram a Linha Ley, sente uma ligação especial com Cabeswater e com a Linha Ley, ele sente que o tempo esta acabando, que tem algo de muito errado acontecendo, tanto que ele as vezes não consegui distinguir o que é real e o que pode ser sua imaginação.

“Rex Corvus, parate Regis Corvi.
(...)
O Rei Corvo, abram caminho para o Rei Corvo.” Pag. 260

Cabeswater esta com problemas, Ronan esta com problemas e não é só isso, o inimigo esta perto, mas uma ajuda inesperada ira mudar as coisas principalmente para Ronan, que finalmente ira entender seu poder, de como usa-lo e das consequências que usa-los esta causando.

“Ronan pensou que sabia por que Cabeswater havia desaparecido. O que significa que ele talvez soubesse como trazê-la de volta.” Pag. 317

Enquanto Ronan descobre como ajudar Cabeswater, Adam finalmente entende sua ligação com a Linha Ley e de como ajudar a consertar a Linha, mas ele precisa ser rápido, antes que ela desapareça para sempre. Já Blue e Gansey tem que lidar com o inimigo que os espreitavam, mas esse inimigo pode também ser um bom aliado, no futuro.
Cabeswater e a Linha Ley precisam de ajuda e Blue, Gansey, Adam, Ronan e Noah estão dispostos a fazer tudo o que puderem para ajudar. Pois se eles querem encontrar o tumulo do Rei Galês, eles precisam da Linha Ley.

Esse foi o segundo volume da A Saga dos Corvos, nele conhecemos mais sobre os Garotos Corvos e a Blue, mas também conhecemos sobre Cabeswater e a Linha Ley. Como no livro anterior, temos os capítulos narrados por diferentes personagens, o que novamente nos da uma visão maior sobre a historia.
Novamente vemos que a amizade é poder fazer muitas coisas, que juntos eles são mais fortes. Nesse livro temos uma mistura de magia e sobrenatural, a busca por um sonho, por um ideal e principalmente a busca por ajudar aqueles que gostam.





A Saga dos Corvos – Lírio Azul, Azul Lírio vol. 3








     Segundo livro da 1ª Maratona Literária de Férias do ‘Por Dentro do Livro’, lido e resenhado!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
Comentários ofensivos serão deletados.