domingo, 28 de agosto de 2016

Dica e Novidade! Filme – Cinema em Casa: dos Livros Para as Telas


 Começou dia 26 de Agosto a Bienal do Livro em São Paulo e vai ate dia 4 de Setembro, no evento estão reunidos varias Editoras e Livrarias além de diversos autores nacionais e internacionais.
Mas pra você que como eu não vai poder ir a Bienal (este ano, quem sabe no próximo?!), vai ficar em casa vendo as fotos incríveis sendo postadas, que tal fazer alguma coisa pra se distrair, que tal assistir um filme?! Ou dois...
Assim fiz uma lista com cinco indicações de filmes que foram baseados em clássicos da literatura.

Alice no País das Maravilhas de Lewes Carroll
Alice é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas.
A mais recente adaptação do clássico de Lewes Carroll é de 2000. O filme tem direção de Tim Burton, no elenco tem Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hatheway.




O Silencio dos Inocentes de Thomas Harris
A agente do FBI, Clarice Starling é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter, encarcerado sob a acusação de canibalismo.
A adaptação foi feita pelo próprio autor do livro Thomas Harris em 2001. O filme tem na direção Jonathan Demme, e no elenco temos grandes atores que fizeram atuações brilhantes como Anthony Hopkins como o Dr. Hannibal Lecter e Jodie Foster como a agente do FBI.



Orgulho e Preconceito de Jane Austen
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty - foram criadas por uma mãe que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai. Quando o sr. Bingley, um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy. Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.
A adaptação mais recente do clássico de Jane Austen é de 2006, dirigida por Joe Wright, e estrelada por Keira Knightley, Rosamund Pike, Jena Malone, Talulah Riley, Carey Mulligan, Brenda Blethyn, Donald Sutherland, Matthew Macfadyen e Simon Woods. 



Psicose de Robert Bloch
Marion Crane é uma secretária que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates, que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.
Filme dirigido pelo gênio Alfred Hitchcock, que mudou a forma como se fazia filmes de terror. Essa é a primeira versão do clássico de terror de 1960, e sim é preto e branco, mas vale super apena assistir, principalmente pela genialidade do diretor. No elenco temos Janet Leigh como Marion Crane, Anthony Perkins como Norman Bates, John Gavin como Sam Loomis e Vera Miles como Lila Crane. 
Se (ainda) não conhece o livro ou mesmo o filme, no Blog tem a resenha do livro - aqui! Tem também o seriado Bates Motel, que mostra a vida e Norman Baste e da mãe dele quando compraram o Motel Bates - aqui!



Romeu e Julieta de William Shakespeare
Nesta versão para os dias de hoje da peça de Shakespeare o cenário é Verona Beach. Os Capuleto e os Montéquio, duas famílias que sempre se odiaram, têm rixas sem cessar, mas isto não impede que Romeu (Leonardo DiCaprio), um Montéquio, se apaixone pela bela Julieta (Claire Danes), uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará gerando trágicas consequenciais, em virtude desta insana rivalidade familiar.
Indico a versão de 1997, com direção de Baz Luhrmann, no elenco temos Leonardo DiCaprio como Romeu e Claire Danes com Julieta. Esta é uma versão mais moderna do clássico literário, mas mesmo assim tem o drama e o romance do clássico que marcou gerações de leitores. 



Aproveite, escolha um filme ou assistam todos, depois contem o que acharam dos filmes. Se tiverem algum filme que gostam, me indique pra assistir, vou adora.


Infelizmente não vou a Bienal, mesmo querendo muito... vai ficar para o próximo ano. Mas se você for e quiser e puder me enviar alguns marcadores, ficarei muito grata e feliz. (é só enviar um e-mail que passo o endereço).

Mas pra quem vai a Bienal, deem uma olhada na programação de algumas Editoras:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Volte sempre!
Comentários ofensivos serão deletados.